background01

Água Potável

O processo de reabilitação de encanamentos de água potável é executado no Brasil desde 1996. O sistema permite que uma tubulação em estado avançado de corrosão, entupimento e vazamentos sejam reabilitados pelo processo da BPL. Todo o serviço é realizado através de maquinários desenvolvidos para aplicação nos encanamentos e permite a restauração do encanamento sem haver quebras, sujeiras e transtornos.

Passo a Passo do processo da Brasil Pipe Lining

1º Desmontagens dos pontos de acesso (Registros e Válvulas) e aquecimento da tubulação com ar quente através de um compressor especial.

2º Limpeza interna da tubulação com jateamento abrasivo.

3º Aplicação do revestimento epóxi onde será criada uma barreira de proteção que impedirá o contato da água novamente com o encanamento e eliminando os pontos frágeis de conexões e costuras das tubulações.

4º Montagens dos pontos de acesso (Registros e Válvulas) e Liberação do fornecimento do abastecimento.

Serviço com garantia de 10 anos.

O Problema

Os vazamentos, corrosões e entupimentos são os grandes problemas dos encanamentos metálicos. Cada tipo de material de tubulação apresenta uma característica de problemas diferente. Nestes casos as soluções eram as trocas dos encanamentos o que levavam os contratantes e executarem obras a terem grandes quebras de pisos, paredes, desmontagem de armários, muita sujeira, barulho e na maioria dos casos não encontravam peças de reposições para os acabamentos.

Atualmente a Brasil Pipe Lining oferece um fim do quebra-quebra, sujeiras e inconveniências de grandes períodos de obras do método tradicional de troca de encanamentos. Este sistema revolucionário de reabilitação de tubos permite que as tubulações sejam restauradas internamente sem quebras, sujeiras e barulhos através de equipamentos desenvolvidos para o serviço. A partir do momento que a tubulação é reabilitada, a mesma tem uma proteção definitiva contra vazamentos e entupimentos.

Veja alguns problemas nas tubulações metálicas:

Cobre: Resistente ao acúmulo de incrustações, porém e mais vulnerável aos pequenos vazamentos “Pitting”.

Ferro Galvanizado: Resistente aos vazamentos por ter uma parede de maior espessura, porém seu grande problema é o acúmulo de crostas no interior do tubo, o que leva a água ter cor amarelada e baixo fluxo de passagem de água “entupimentos”.

Chumbo: Este tipo de material é proibido para instalações de água potável, porém em imóveis muito antigos ainda são encontrados em linhas domésticas. O grande problema deste tipo de material e a sua liberação de material para a água que ao ser ingerido o que desenvolvia alguns problemas de saúdes como: Problemas no sistema nervoso, sistema renal e sistema gastrointestinal.

A Solução

O sistema Brasil Pipe Lining é o mais avançado recurso mundial para a reabilitação de encanamentos de água potável. Todo o processo é executado através de maquinários desenvolvidos para o serviço e profissionais habilitados para o trabalho. O processo deste trabalho é garantir ao contratante uma solução definitiva contra corrosão, entupimentos, água amarelada e vazamentos nos encanamentos. Além de o sistema ser de tecnologia avançada, o mesmo permite uma economia de tempo em 75% em relação ao método tradicional e dispensa uma série de inconvenientes como: Barulho, quebra-quebra, sujeiras, entulhos e possíveis falhas de mão de obra nas instalações dos encanamentos
1º passo: Montagens dos equipamentos e secagem da tubulação com ar quente e tratado;

2º passo: Remoções das sujeiras internas das tubulações com abrasivos especiais;

3º passo: Aplicação do epóxi especial no interior da tubulação fazendo um revestimento uniforme e seguro, sendo a solução definitiva contra vazamentos e entupimentos;

4º passo: Desmontagem dos equipamentos e liberação do fornecimento de água.

Veja abaixo na tabela, as comparações do sistema Brasil Pipe Lining com o método tradicional em uma troca de tubulação de uma coluna de 12 andares.

BRASIL PIPE LINING TROCA DA TUBULAÇÃO
Custo Custo efetivo e fechado Expansivo de acordo com a obra ou imprevistos
Tempo 5 dias Extensivo 25 a 35 dias
Comodidade Sem barulho, sem poeiras sem quebras e reposições. Remoções de pisos e paredes, barulho e sujeira.
Segurança Tubulação sem emendas, sem costuras e revestida. Emendas, conexões e acabamentos.
Vazamentos Prevenção de futuros vazamentos Não previne de vazamentos
Corrosão Prevenção contra corrosão Não previne contra corrosão
Reposição de material                    0 sim
Garantia 10 anos 1 a 2 anos